Sedução e Transferência
- Módulo Psicologia

- 30 de nov. de 2017
- 1 min de leitura
Compartilhamos hoje um artigo feito pela psicóloga Bianca Módolo em companhia de Ana Elias Barbosa, também psicóloga, com supervisão de Wilson Klain, em 2015, "ESTUDOS SOBRE 'SEDUÇÃO E TRANSFERÊNCIA'" (clique aqui para baixar). Apesar de ser um assunto mais denso e teórico, é de fundamental importância para assunto de grande importância. Ele é mais teórico e denso, mas o assunto é fundamental.
Para os interessados nos conceitos que sustentam a Clínica Psicanalítica atual vale a pena a reflexão acerca da "sedução e transferência", assim como o desenvolvimento histórico da teoria da Psicanálise
O presente texto foi motivado pela problemática da transferência com os atravessamentos da sugestão e da sedução. Buscaremos entender os pontos da sugestão e da sedução que interferem no desenvolvimento de uma análise com a transferência colocada na relação terapêutica.

No trilhar deste caminho, consideramos conceitos como a hipnose em seu momento histórico, assim como as contribuições de Bernheim e Charcot para a evolução da teoria psicanalítica até atingir o conceito de transferência usual nos dias atuais.
Visamos compreender a teoria da sedução, considerando seu desenvolvimento e interferência na relação transferencial. Ou seja, observando até que ponto a sedução compete à relação transferencial, ou ainda, quais recursos são de interesse do analista para que não se veja seduzido ou seduzindo no processo terapêutico.
Olhamos para a transferência como o modelo atual para a clínica psicanalítica, objetivando cuidar deste espaço como único recurso à análise necessário ao acompanhamento psicológico.



Comentários