Sobre formação em Psicanálise
- Bianca Módolo
- 8 de jan. de 2018
- 2 min de leitura
Sirvo-me do presente texto, para tecer alguns esclarecimentos sobre a Psicanálise e sua formação.
A Psicanálise é uma teoria, que foi inventada por Sigmund Freud de 1856 a 1939. Nestes estudos, ele se debruçou sobre a criação de um método terapêutico que dentre outras importâncias, explicasse o funcionamento da mente.
Ao contrário do que o senso comum apresenta, a Psicanálise não é uma ciência, mas se aproxima muito mais das questões artísticas. O valor empírico não apresenta relevância à prática psicanalítica, pois a criação de Freud é mais para a filosofia, questões históricas e sociais. Ou seja, é um campo aberto de compreensão, com poucas limitações como a própria ciência poderia oferecer.

Para que um indivíduo se torne Psicanalista, faz-se necessário cursar Psicanálise em um Instituto ou Escola de Psicanálise, onde poderá receber esta titulação. No entanto, é fundamental considerar aos Psicanalistas, a importância do estudo e dedicação à Psicanálise como algo inerente a prática. Desta forma, o psicanalista é um profissional em constante formação e aperfeiçoamento. A participação em eventos de Psicanálise, supervisão de casos, análise pessoal, figuram como condições fundamentais para o bom desenvolvimento profissional.
Diante do exposto, gostaria de indicar aos interessados na dedicação a Psicanálise e sua formação, o INPSI (Instituto Nacional de Psicanálise).
O INPSI possui sua sede da cidade de Sorocaba, onde vem desenvolvendo um idôneo trabalho de formação, calcado no “tripé da Psicanálise”, onde figuram a análise pessoal, supervisão de casos e estudo continuado.
No início de fevereiro, o INPSI iniciará uma nova turma de futuros Psicanalistas, agora na cidade de Itapetininga, onde será oferecida a mesma qualidade de formação já conhecida em Sorocaba!!



Comentários